PUB.

Resíduos do Nordeste vai investir dois milhões num novo centro de triagem

PUB.

Qui, 29/11/2018 - 10:42


Novo equipamento deve entrar em funcionamento no final de 2019 e pretende fazer face à tendência de subida da recolha selectiva nos 13 concelhos da região.

A Resíduos do Nordeste (RN) vai investir cerca de dois milhões de euros na construção de um centro de triagem, onde serão tratados todos os resíduos recolhidos selectivamente no distrito de Bragança e ainda no concelho de Vila Nova de Foz Coa, a área de intervenção daquela empresa intermunicipal.

O auto de consignação da obra foi assinado, esta terça-feira. “Se no último quadro comunitário, tivemos como prioridade a redução da matéria orgânica depositada em aterro, investindo cerca de 20 milhões de euros numa unidade de tratamento mecânico e biológico, agora a nova aposta passa pelo aumento da recolha selectiva”, explica o Diretor-Geral da RN.

Em 2017, nos 13 concelhos da sua área de abrangência, a recolha selectiva aumentou 6,5 por cento, face a 2016, uma tendência que também se verificou no primeiro semestre deste ano, com um aumento em todos os materiais, num total de 133 toneladas, o correspondente a mais 9 por cento face ao período homólogo, em 2017.

A forma como se efetua a triagem, está a atingir o limite de capacidade e as embalagens têm sido separadas, no parque multimateriais, um equipamento de triagem improvisado, no parque ambiental, em Urjais, no concelho de Mirandela.

Para fazer face a este aumento, “vamos ter um centro de triagem capaz de nos processar as embalagens e de as colocar devidamente enfardadas, e de acordo com as especificações técnicas, sob pena de os resíduos serem rejeitados pelas fábricas de reciclagem e a empresa intermunicipal perder o valor económico associado”, explica Paulo Praça, justificando este investimento de cerca de um milhão e 900 mil euros no centro de triagem que vai dispor de duas linhas de tratamento separadas: uma para triagem de vidro e outra para a triagem das embalagens, papel e cartão.

O projecto é financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), em cerca de 85 por cento e faz parte de um plano de investimentos globais, na ordem dos quatro milhões de euros, que contempla o reforço de ecopontos, de 600 para 880, com o alargamento às zonas rurais da região.

“Está também prevista a aquisição de novas viaturas movidas a gás natural e a electricidade, bem como projectos para a recolha selectiva porta-a-porta dos estabelecimentos comerciais e um reforço na educação e sensibilização da população”, adianta Paulo Praça.

O presidente da administração da RN reforça a ideia da importância de uma maior consciencialização dos munícipes para enveredarem pela reciclagem do lixo. “Há sempre muita despesa associada à recolha e ao tratamento e o contributo dos cidadãos é fundamental para alcançar a redução da factura, e o ideal seria que todos, enquanto cidadãos, tivessem essa preocupação de colocar os resíduos onde devem ser colocados”, defende Hernâni Dias.

A nova central de triagem vai criar cerca de uma dezena de postos de trabalho e que terá ainda uma central fotovoltaica que vai assegurar a produção de cerca de 70% da energia que vai ser consumida por aquela infra-estrutura.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)