PUB.

Quatro municípios do distrito investigados no âmbito da operação Éter

PUB.

Sex, 08/11/2019 - 09:49


Quatro câmaras do distrito de Bragança estão também estão a ser ouvidas no âmbito da Operação Éter. Bragança, Carrazeda de Ansiães, Mogadouro e Torre de Moncorvo foram abrangidas pelo inquérito sobre a instalação de Lojas Interactivas de Turismo.

Bragança e Carrazeda de Ansiães estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária no âmbito da Operação Éter. Membros dos dois municípios responderam a perguntas sobre os processos de instalação de lojas interactivas do turismo, apesar de se encontrarem fora da lista de contratações suspeitas.

Já no caso de Mogadouro e Torre de Moncorvo, ambos se encontram no grupo das 40 câmaras que efectuaram ajustes directos, entre 2 mil e 67 mil euros, com a empresa Tomi World, cujo gerente foi constituído arguido no âmbito da operação Éter.

No global, os ajustes directos feitos pelos municípios renderam 1,5 milhões de euros, e diziam respeito à instalação de lojas interactivas de turismo, aquisição e instalação de equipamentos informáticos e audiovisuais, aquisição de software e licenças à empresa.

No âmbito da Operação Éter, o Ministério Público deduziu, a 25 de Outubro, acusação contra 29 arguidos, 21 pessoas individuais e oito entidades colectivas, incluindo o ex-presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, que se encontra em prisão preventiva desde 18 de Outubro de 2018.

Segundo o despacho de acusação, o MP decidiu separar os processos da Operação Éter, continuando a investigar num inquérito autónomo os factos relacionados com as Lojas Interactivas da Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Os municípios de Bragança, Carrazeda de Ansiães, Mogadouro e Torre de Moncorvo têm lojas interactivas de turismo e integram a investigação sobre este negócio. No total são 64 os municípios do Norte que estão a ser investigados. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro