Quadros atribuídos ao pintor flamengo Pieter Balten expostos no Museu da Terra de Miranda

PUB.

Seg, 14/10/2019 - 10:24


12 quadros recentemente atribuídos ao pintor flamengo Pieter Balten estão em exposição no Museu da Terra de Miranda.

As pinturas que integram o calendário da Sé de Miranda do Douro foram uma encomenda do século XVI, feita pelo bispo da altura e permaneciam na concatedral de Miranda, mas num local pouco visível. Nos últimos anos foram restaurados e estudados o que levou a que fossem atribuídos ao pintor flamengo Pieter Balten.

Vítor Serrão, responsável pelo estudo das obras e pela identificação do autor dos quadros, explica que se trata de uma autêntico tesouro.

“É uma joia do património português, Portugal deve ter orgulho em ter em Miranda do Douro um conjunto de pintura flamenga profana tão rica e tão rara. Revela que havia em Miranda um conjunto de bispos com grande cultura, gosto estético muito actual e que houve naquele tempo uma grande pinacoteca formada por pintura flamenga de que restam 24 quadros”, destacou.

Como explica Celina Bárbaro Pinto, directora o Museu da Terra de Miranda, o verdadeiro valor dos quadros era até há pouco tempo desconhecido.

O director Regional de Cultura do Norte António Ponte, presente na inauguração da exposição, destaca a importância de dar a conhecer ao público esta descoberta.

A exposição vai estar até ao final do mês de Novembro em Miranda, segue depois para Ourense, na Galiza, e no próximo ano vai estar patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, podendo ir também até à Bélgica. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro