PUB.

Prisão preventiva para os dois suspeitos pelo principal abastecimento de heroína em Bragança

PUB.

Ter, 12/11/2019 - 12:40


Ficaram em prisão preventiva os dois homens detidos por tráfico de droga, no domingo, em Bragança. No decurso da investigação, hoje foi detido um outro homem

Segundo a PSP, os indivíduos, com idades entre os 46 e os 59 anos, que foram apanhados em flagrante delito, garantiam o principal abastecimento de heroína na cidade. Conforme explicou Bruno Machado, comissário da PSP, a investigação, que já começou em Março, vai ainda continuar. “No decurso desta investigação fomos percebendo que, realmente, este grupo teria uma relevância bastante forte na cidade e na distribuição do produto estupefaciente. Aos detidos, presentes à autoridade judiciaria, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva. Foi identificado um outro sujeito, no âmbito da detenção, mas haverá um inquérito, que irá decorrer, com mais investigações e diligências processuais, sendo nossa pretensão angariar mais provas para o processo e poderão surgir novos suspeitos”.

Foi apreendida uma quantidade de heroína suficiente para 800 doses individuais, 1500 euros em dinheiro, duas balanças de precisão, artefactos próprios para o doseamento e embalagem da droga, um automóvel e telemóveis. Bruno Machado confirma que desde o começo da investigação se percebeu que o grupo poderia manobrar doses tão significativas quanto as que foram apreendidas. “De facto, nós estávamos convictos, quando se iniciou a investigação, de que este grupo poderia estar a manobrar com doses significativas e 800 doses para a cidade de Bragança é, realmente, uma apreensão de bastante relevância e, de certa forma, também nos dá uma indicação do que poderá ser o consumo na cidade. A investigação depois também irá ainda adiantar se este grupo se dedicaria só à venda directa ou, eventualmente, também a passe de droga para venda noutros locais”.

Segundo o comissário os indivíduos não têm actividade profissional o que levantou ainda mais suspeitas. “São indivíduos que já têm alguns antecedentes criminais e já eram conhecidos por este ilícito. Não têm actividade profissional conhecida, de tal forma que estamos em crer que fazem desta actividade a principal fonte de sustento, daí também as suspeitas e monitorização”.

Hoje, dando continuidade à investigação criminal, foi executado mais um mandado de busca domiciliaria, tendo sido detido um outro individuo, de 53 anos, que, à semelhança dos outros dois, é natural de Bragança. Foi apreendida heroína em quantidade suficiente para duzentas doses individuais, 55 euros em numerário e também artefactos próprios para o doseamento e embalamento do produto, um automóvel e um telemóvel.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves