Presidente dos municípios do Eixo Atlântico reúnem para analisar situação pandémica

PUB.

Sex, 18/09/2020 - 15:21


Reuniram, ontem, os presidentes dos 31 municípios, de Portugal e Espanha, que pertencem ao Eixo Atlântico

Um encontro para análise da situação pandémica e também para apresentação de soluções face à crise económica provocada pela Covid-19. Para Hernâni Dias, autarca de Bragança, é urgente garantir postos de trabalho e arranjar estratégias para ajudar as famílias. “É urgentíssimo garantir que as pessoas conseguem ter o seu posto de trabalho para alimentar as suas famílias, que não haja situações dramáticas, sob o ponto de vista social, e é necessário olhar para as pessoas que estão a passar por mais dificuldades”.

A criação de emprego foi dos temas mais abordados, mas também se falou do turismo, da mobilidade e da sustentabilidade. Segundo Hernâni Dias, também membro da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, os Governos espanhol e português deve elaborar uma planificação para acabar com as assimetrias entre municípios, acentuada agora pela pandemia.

Da reunião resultou um documento, composto pelas ideias apresentadas, que será entregue aos Governos de Portugal e Espanha, para ser incluído nas políticas pós-pandemia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais