PUB.

Presidente da câmara de Vila flor lamenta criticas ao custo do “Encontro de Artes Graça Morais”

PUB.

Seg, 20/09/2021 - 08:19


O presidente da câmara de Vila Flor, Fernando Barros, que se candidata a um terceiro e último mandato, pelo PS, deu a conhecer as propostas políticas, aos vilaflorenses, na sexta-feira à noite

O autarca lamenta que muita gente critique o projecto “Encontro das Artes Graça Morais”, um edifício que se situa no coração da vila, junto à praça. A câmara está a requalifica-lo para homenagear a pintora natural daquele concelho.

As criticas centram-se sobretudo no custo da obra. Assim, o autarca explicou que conseguiu que este fosse bem comparticipado e esclareceu que não ficará também por dinamizar. “Aquela obra pode ser um pólo de desenvolvimento para Vila Flor, em termos culturais, sociais, económicos e de projecção do concelho. É uma obra cara mas que está muito bem financiada. Teve um acréscimo de financiamento. Eu consegui que a EDP também a financiasse. Vai custar, à câmara, muito menos que obras que fazemos em algumas freguesias”.

O autarca reportou-se ainda a investimentos agrícolas, nomeadamente à Barragem Redonda das Olgas, que aumentará em 700 hectares a área de regadio do concelho, que integra o da Vilariça. “Havia quem falasse em miragens. A Barragem Redonda das Olgas e o regadio de Freixiel e do Vieiro eram um miragem, mas estamos a muito pouco de tempo de obter o parecer para avançar para o concurso público, porque o financiamento está garantido. Agora já dizem que também a faziam. Não conseguiram foi arranjar o dinheiro”.

Fernando Barros falou do debate promovido pela Rádio Brigantia e pelo Jornal Nordeste. No frente a frente com os outros três candidatos à câmara, foi confrontado com os mais de três milhões e meio de euros que a câmara tem de saldo positivo. Dinheiro que alguns dos adversários dizem que podia ser melhor gasto, já que haverá gente a passar mal em Vila Flor. Fernando Barros nega saber. “Dizem que há gente em Vila Flor que passa fome e frio. Quem o diz devia pôr a mão na consciência, um deles porque é o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e o outro porque é ainda actual presidente da Assembleia Municipal. O problema é que nunca eles me disseram quem é que são essas pessoas? E não o fizeram porquê? Sou eu o cobarde?”, questionou.

Fernando Barros, de 63 anos, é presidente da câmara há oito, tendo sido vice-presidente de 1994 a 2013, altura em que sucedeu a Artur Pimentel. Candidata-se, pelo PS, a um terceiro e último mandato.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves