Obras no Museu da Terra de Miranda devem arrancar no Verão

PUB.

Qui, 19/05/2022 - 15:45


O Museu da Terra de Miranda comemorou 40 anos e como prenda de aniversário recebeu a garantia do início das obras de remodelação e ampliação

Depois de avanços e recuos, a intervenção significativa no edifício, no valor de 1 milhão e 200 mil euros, deve arrancar durante o Verão. A directora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, destacou que o projecto era muito esperado e necessário. "Dos museus da Direcção Regional de Cultura do Norte era aquele que estava, na verdade, a necessitar de uma intervenção de fundo, mais expressiva, que é apoiada pelos fundos FEDER, do programa Norte 2020. é um momento marcante. O museu precisava de uma nova arquitectura, de outras condições, do ponto de vista do seu ambiente interior, precisava de uma nova museografia e de actualizar as suas exposições".

800 mil euros de financiamento para este projecto serão garantidos pelo Feder e o restante, orçamento que cresceu relacionado com a inflacção, será assegurado pela tutela. A directora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, considera que o alargamento e a remodelação vão ser muito importantes para transformar este num equipamento cultural mais actual. "O objectivo é que este museu se torne actual e contemporâneo, considerando que é um museu fundado em 1982 e, desde então, não tinha tido qualquer tipo de intervenção, a não ser na cobertura, e é um museu que necessitava obrigatoriamente desta obra. Vai ser criada uma exposição permanente e vai ser criado um espaço de exposições temporárias".

Nas celebrações dos 40 anos do museu e dia dos museus, foi ainda prestada homenagem a António Maria Mourinho. O município ajudou o museu a adquirir edifícios contíguos para permitir este alargamento. A autarca Helena Barril considera que a intervenção vai dar mais dinamismo ao museu, sem esquecer o propósito de difusão da cultura antropológica local. "Com este projecto é fácil concluir que vamos ter um museu mais alargado, por causa da aquisição destes espaços colaterais ao actual edifício, mas também com uma nova dinâmica, muito mais moderno, não esquecendo a cultura mirandesa".

Durante os cerca de 18 meses que se prevê que demorem as obras, o acervo do museu será transferido para o Paço Episcopal, uma estrutura recentemente inaugurada.

As celebrações das quatro décadas do Museu da Terra de Miranda prolongam-se até domingo, com um festival de música tradicional, workshops de dança e ainda uma feira de antiguidades.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro