Natação: Hugo Ribeiro e Mariana Mendes vencem Travessia do Rio Tua pontuável para o Circuito Nacional de Águas Abertas

PUB.

Seg, 26/09/2022 - 11:14


Sem surpresa. Tal como esperado, Hugo Ribeiro, do Leixões, e Mariana Mendes, do Sporting, foram os vencedores da 11ª travessia do Rio Tua, realizada no sábado, em Mirandela, uma prova pontuável para o circuito nacional de águas abertas.

O virtual campeão desta temporada, Hugo Ribeiro, considerou que a prova mirandelense é uma espécie de talismã. “Correu bastante bem, o ambiente está bom, a água está boa, a orientação é muito fácil e como nos outros anos a organização está boa. Já venho cá há vários anos, sou sempre muito bem recebido e é um palco muito bom, principalmente para quem pretenda iniciar-se na modalidade, porque não há correntes, o vento também não é relevante e acaba por ser bastante fácil nadar aqui”, disse.

Também a líder do circuito nacional de águas abertas, em femininos foi a vencedora da prova. A sportinguista Mariana Mendes disse que tudo correu de forma perfeita naquela que foi a sua estreia na prova mirandelense. “Penso que esta prova foi das que me correu melhor, esta temporada, foi a primeira vez aqui e achei que o rio Tua tem condições excelentes, se bem que no final havia um bocadinho de lodo, mas gostei”, confessou.

A única prova a contar para o circuito nacional de águas abertas que se realiza no Interior do País, teve a presença de 70 atletas, um número considerado “razoável” pelo director técnico da Associação Regional de Natação do Nordeste. “Correu muito bem, estamos a fazer uma retoma porque interrompemos durante a pandemia, e este número é razoável atendendo à situação económica do País, dado que a prova é no interior e envolve sempre gastos acrescidos. Quanto ao rio Tua oferece uma etapa fantástica porque é a única do circuito nacional que tem um enquadramento urbano e é uma das principais provas do circuito nacional”, assegurou Pedro Viana.

Já a vereadora de desporto do Município de Mirandela sublinhou as condições que o rio Tua oferece para esta e outras modalidades. “Pelo sexto ano conseguimos ter uma prova incluída no circuito nacional o que demonstra que o Município está a fazer um esforço do Município para atrair atletas desta modalidade para Mirandela. Temos um recurso natural que pela beleza e qualidade são muito boas e temos que as aproveitar”, referiu Vera Preto.

Para a história ficam as vitórias de Hugo Ribeiro e Mariana Mendes na 11ª travessia do rio Tua, que pelo sexto ano conta para o circuito nacional de águas abertas na distância de três quilómetros.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)