PUB.

Museu da Terra de Miranda vai ser ampliado

PUB.

Qui, 17/09/2020 - 09:41


O Museu da Terra de Miranda vai sofrer obras de ampliação.

Foi recentemente adquirido um edifício anexo ao espaço, no valor de 82 mil euros, suportado, em partes iguais, pela Direcção Regional de Cultura do Norte e pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Nas palavras de Celina Pinto, directora do museu fundado em 1982 num edifício do século XVII, esta é uma obra há muito ansiada e justa para aquele espaço.

Celina Pinto confirmou ainda que a empreitada será feita em duas fases já que também serão realizadas, para já, obras de requalificação.

“A primeira tem a ver com a reabilitação de um espaço, também adquirido há cerca de 25 anos, e no qual serão instalados os serviços técnicos e administrativos e sanitários, portanto uma parte ligada mais ao acolhimento de visitantes. Este espaço agora recentemente adquirido vai ser um espaço no qual se prevê que sejam integradas novas temáticas museológicas”.

A compra do imóvel já foi formalizada esta semana. António Ponte, director Regional de Cultura do Norte, acredita que esta é uma obra importante para a expansão do espaço.

O museu está situado no centro histórico de Miranda do Douro, instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, e permite descobrir traços característicos da vida social e cultural do planalto mirandês.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves