PUB.

Mais de 400 alunos sensibilizados para a biodiversidade através do programa Junto à Terra

PUB.

Qua, 19/06/2019 - 09:29


Os alunos do 8º ano, dos 5 municípios Vale do Tua, foram encorajados a participar no projecto Junto à Terra- JAT Tua. 

Com a realização de um vídeo de 2 minutos, o objectivo passa por divulgar e valorizar a biodiversidade da região. As diferenças entre agricultura intensiva e agricultura tradicional foi o tema vencedor do concurso. “Actualmente, pode ser um problema invisível, ainda, mas que a longo prazo irá trazer vários problemas na Biosfera”, explica Margarida Domingues, aluna da Escola de Mirandela e integrante do grupo vencedor.

Os participantes tiveram a possibilidade de realizar aulas de campo, que decorreram entre 25 de Março e 2 de Abril, e desta forma, enriqueceram o seu conhecimento sobre o meio ambiente.

 “Tendo em conta, a importância que estas matérias têm hoje em dia para a sobrevivência do próprio planeta, o nosso objectivo é que através dos jovens esta mensagem passe também para os pais, para os avós, para toda a gente”, diz o Director do Parque Regional do Vale do Tua, Artur Cascarejo.

Várias escolas participaram no projecto, que é financiado pela EDP ao longo de três anos, e que pretende sensibilizar os mais novos para o tema da biodiversidade.

 “Acho que vamos daqui com o dever cumprido, conseguimos envolver já um número muito considerável de escolas dos cinco concelhos abrangidos por esta albufeira. É o primeiro ano em Foz Tua e vamos fazer pelo menos por mais dois anos”, refere Nuno Portal, Director da Sustentabilidade da EDP Produção.

Fernando Barros, presidente da Câmara de Vila Flor destacou que “o mais importante é a mensagem e a participação dos jovens e a mensagem com que eles ficam, porque eles é que vão assegurar o futuro desta terra”.

Os participantes passaram por uma fase de pré-selecção, tendo sido escolhidos apenas 10 grupos, num total de 400 alunos, para apresentarem os vídeos realizados. O concurso realizou-se em Vila Flor, um dos Concelhos do Vale do Tua. Escrito por Brigantia.