PUB.

Juventude Cruz Vermelha de Bragança novamente distinguida em concurso internacional

PUB.

Sex, 17/09/2021 - 09:04


A Juventude Cruz Vermelha de Bragança voltou a ser distinguida num concurso internacional. No espaço de uma semana, este é já o segundo prémio. A sustentabilidade voltou a estar em destaque, como aconteceu no concurso anterior, em que o tema era a acção climática

Desta vez, o projecto criado foi candidatado ao concurso “Sem Limites”, da Academia de Inovação da Juventude, que procurou ideias promotoras de boas práticas ambientais em tempos de pandemia. Emília Oliveira, coordenadora da Juventude, explica que venceram com a sugestão de criação de um depósito destinado à colocação de máscaras cirúrgicas. "Cada vez é mais vísivel o depósito de máscaras em espaços verdes e públicos. As pessoas não têm os cuidado de colocar as máscaras cirúrgicas usadas nos locais correctos. Assim, criámos o 'Ecomask', é um depósito que serve para colocar as máscaras e alerta as pessoas para que as coloquem num sítio correcto".

O projecto visa a correcta entrega e reciclagem das máscaras faciais de protecção individual. Assim, a Juventude Cruz Vermelha de Bragança vai agora utilizar o dinheiro que ganhou com o prémio na instalação destes depósitos nas escolas e no hospital. "Com a quebra da medida de utilização de máscara na rua, decidimos colocar o 'Ecomask' nas escolas e no hospital, se estiverem receptivos. Também queremos sensibilizar os jovens para esta problemática. Ganhámos 500 francos suiços mas não sei até que ponto será suficiente para colocarmos os depósitos onde queremos".

Os jovens voluntários sentem-se orgulhosos pela distinção, que desta vez vai ajudar a dar um melhor destino às máscaras utilizadas. "Os nossos jovens estão bastante motivados e já estamos a trabalhar num terceiro projecto, também a nível internacional".

Prevê-se que os pontos de recolha, também estes construídos em materiais recicláveis, sejam uma forma de pôr de parte os comportamentos menos sustentáveis, decorrentes da pandemia de Covid-19.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves