PUB.

INOVARURAL quer criar aldeias tecnológicas

PUB.

Sex, 17/10/2008 - 08:21


Foi criada a parceria INOVARURAL. A iniciativa insere-se nas acções preparatórias do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – o PROVERE – e a fonte de financiamento será o sistema de incentivos do QREN.  

O primeiro encontro foi em Macedo de Cavaleiros, onde mais de 20 entidades do distrito, entre municípios, produtores e empresas privadas, discutiram a estratégia a seguir.

A ideia é negar a ruralidade como sinónimo de atraso, e pelo contrário, criar aldeias tecnológicas.

 

Promover os produtos endógenos através de técnicas criativas.

Assim, o desafio está lançado, empresários, produtores e agricultores devem elaborar projectos que devem ser apresentados para a semana, em reuniões de trabalho a desenvolver em cada um dos oito concelhos participantes.

As ideias aprovadas serão candidatas a programas de financiamento e auxiliadas por equipas técnicas.

 

“Queremos chamar privados com capacidade técnica e financeira e tentar integrar os seus projectos naquilo que se designa por estratégia de eficiência colectiva” explica Paulo Praça, da Resíduos do Nordeste.

Os projectos podem ser de pequena ou grande dimensão, o elemento fundamental é inovar. “A criatividade é importante” salienta Paulo Praça acrescentando que o alojamento local pode ser um exemplo. “Não é propriamente um empreendimento turístico, mas um agricultor pode fornecer estadia dentro de determinadas condições, complementando assim a sua actividade com este serviço”.

 

Os projectos deverão ser apresentados na próxima semana.

As candidaturas terão de ser identificadas até Dezembro e avançam no próximo ano.