PUB.

Futebol: Treinadores reinventam-se nesta fase de quarentena

PUB.

Qua, 01/04/2020 - 10:21


As tácticas, os posicionamentos, os blocos de notas, tudo que diz respeito à análise de um treinador ficou suspenso e tudo por causa de um adversário comum a todos, o novo coronavírus. 

Com os jogadores de quarentena foi necessário reinventar métodos de trabalho e adaptar rotinas.

O importante é manter os atletas activos e garantir que as indicações da equipa técnica são seguidas à risca. “É um trabalho que, acima de tudo, tem que assentar no compromisso dos próprios atletas e na capacidade deles se superarem nesta fase e acreditar naquilo que eles fazem. Há todo um trabalho realizado pela equipa técnica, neste caso mais orientado pelo Fernando Morato, que os jogadores têm levado à risca e tem percebido que só assim se consegue amenizar esta clausura”, explicou Rui Borges, treinador do Académico de Viseu, natural de Mirandela.

O futebol e as restantes modalidades estão unidos para combater um inimigo invisível, que alterou por completo o dia-a-dia dos jogadores e treinadores. Todos tiveram que se adaptar. “A nossa rotina diária mudou por completo, mas temos que nos adaptar às circunstâncias”.

O futuro dos campeonatos está em aberto e ainda não há uma decisão da Liga nem da FPF para as provas seniores. A vontade é comum a todos: terminar os campeonatos. “Queremos que o campeonato volte o mais rápido possível. Claro que quando isso acontecer iremos precisar de uma mini pré-época. Será muito importante mas não vai resolver as questões de preparação”.

Rui Borges há um ano e dois meses que treina o Académico de Viseu, da 2ª Liga, e ocupa o oitavo lugar.

 

 

Jornalista: 
SM / Foto de Acad. Viseu