Futebol: Rui Pires já treina cinco meses após cirurgia a rotura dos ligamentos cruzados

PUB.

Seg, 04/05/2020 - 17:19


O futebolista mirandelense ficou triste com o cancelamento do campeonato francês, que impede a sua equipa (Troyes) de discutir o acesso à Liga principal.

Rui Pires, natural de São Pedro Velho no concelho de Mirandela, não esconde a tristeza pela impossibilidade de o Troyes, equipa da segunda Liga francesa que representa há uma temporada, poder lutar pelo regresso à Primeira Liga, após o cancelamento antecipado dos campeonatos com promoções e despromoções, devido à pandemia de Covid-19.

“Estamos muito tristes, porque a verdade é que tínhamos aspirações em chegar à primeira Liga e quando foi interrompido o campeonato ainda faltavam dez jornadas e estávamos apenas a dois pontos do segundo e a três do primeiro, tudo ainda podia acontecer. É pena, mas que temos de aceitar e tentar no próximo ano essa subida”, diz.

Rui Pires jogou 14 partidas no campeonato, mas contraiu uma lesão grave, uma rotura dos ligamentos cruzados, que o levou à mesa de operações no dia 9 de Dezembro. Cinco meses depois, o mirandelense diz que a recuperação está a correr muito bem. “Apesar desta situação que todos estamos a viver com as limitações devido à pandemia, sempre consegui fazer a minha fisioterapia, estou a melhorar e até já comecei a treinar no campo aos poucos, coisas simples mas que representam uma grande alegria para mim, cinco meses depois de ter sido operado.”

Mesmo assim, Rui só deve voltar aos relvados no início da próxima temporada. “Não vale a pena fazer as coisas rápidas, os médicos dizem-me para ter muita cautela porque é uma lesão complicada e ainda falta muito tempo para ficar a cem por cento. O importante agora é recuperar bem e estar em boas mãos para poder recuperar e voltar em força na próxima época”, adianta Rui Pires.

A recuperação está a ser feita no Porto, com o apoio da família e isso também “foi importante nesta fase difícil da minha carreira”.

O mirandelense recorda o momento do lance que lhe causou a lesão mais grave da sua carreira. “Faltavam cinco minutos para acabar o jogo, e num duelo com outro jogador, o meu pé ficou preso, senti um estalo no joelho e vi logo que era uma lesão grave”, conta.

Rui Pires deixou, no início desta época, o Futebol Clube do Porto e assinou pelo Troyes até 2022. O mirandelense enfrenta ainda alguns meses de reabilitação até regressar aos relvados, provavelmente, no início da próxima temporada.

Para já, a recuperação será feita no Porto, mas Rui Pires ainda não sabe quando viaja para França para completar todo o programa de recuperação.

 

Escrito por Terra Quente (CIR)