PUB.

Futebol: Preparador físico brigantino destaca a importância de se manterem as rotinas de treino durante a quarentena

PUB.

Seg, 30/03/2020 - 10:32


A perda de massa muscular dos atletas nesta fase de quarentena é a principal preocupação das equipas técnicas.

A paragem das competições e dos treinos obrigou os atletas a alterarem o seu plano de treino, mas são mantidos os horários e há um controlo mesmo em termos de alimentação e tempo de descanso.

“Eles têm um acompanhamento bastante específico em que tentámos corresponder a todas as exigências que há no jogo no planeamento, sabendo que não é fácil, mas tentámos. Também nos preocupamos com a questão da alimentação, com o descanso e que cumpram os horários que tinham ao longo da época pois a mudança de horários, do ponto de vista científico, pode ter alterações na performance deles”, explicou o brigantino Fernando Morato, preparador físico do Académico de Viseu da 2ª Liga.

Face à incerteza em relação ao regresso dos campeonatos há o receio em relação aos índices físicos dos jogadores para competir, que mesmo com os treinos caseiros é certo que vão baixar. “Estamos a falar em cenários hipotéticos. Se estivermos a falar em campeonatos profissionais estamos a falar talvez de um ‘off-season’ de três semanas. Esse tempo vai ser ultrapassado com certeza e as implicações vão ser maiores. Mas isto é muito específico e individual e depende da resposta de cada um”.

Mas não são só os atletas que devem manter as rotinas de treino nesta fase de quarentena, a população em geral não deve descurar do exercício físico, em casa, como destaca o preparador físico brigantino. “É importante seguir as recomendações da DGS e manter a actividade física. Que exercícios fazer? Todos os exercícios que envolvam todas as cadeias musculares, principalmente os mais compostos, mais dinâmicos e mais metabólicos”.  

Fernando Morato é natural de Bragança e há pouco mais de um ano que integra a equipa técnico do Académico de Viseu, liderada pelo mirandelense Rui Borges. O preparador físico disponibilizou nas redes sociais do clube um vídeo com uma série de exercícios para realizar em casa. 

 

 

 

Jornalista: 
SM / Foto de Acad. Viseu