Futebol: Cursos de treinador da AFB chegam à centena de formandos

PUB.

Qua, 05/05/2021 - 10:13


Pela primeira vez na história da Associação de Futebol de Bragança (AFB) há quatro cursos de treinador a decorrer em simultâneo (Grau I UEFA C futebol, Grau II UEFA B futebol, Grau I UEFA C futsal e Grau II UEFA B futsal).

No total são 100 os participantes. “Um número bastante positivo”, como salientou Sílvio Carvalho, director técnico distrital da AFB. “De facto é a primeira vez na história da associação. Já houve cursos na mesma época desportiva, mas quatro cursos em simultâneo é a primeira vez. Estamos extremamente satisfeitos. Entre futebol e futsal são 100 formando, o que é de assinalar”, acrescentou.

Os formados são, na maioria, do distrito de Bragança, mas com o sistema de ensino à distância foi possível chegar a outras localidades e até ao estrangeiro. “Temos formandos do distrito de Bragança, do Porto, Vila Real e até do Brasil. Estamos a chegar cada vez mais a outros pontos. É sinal que os cursos da AFB têm o rigor e a qualidade exigida pela Federação Portuguesa de Futebol”.

No futsal destaca-se a participação de dois treinadores nacionais como formadores, Pedro Palas e Emídio Rodrigues. Para Sílvio Carvalho trata-se de duas mais valias do futsal nacional. “O gabinete técnico lançou o repto à direcção que viu com bons olhos a chamada dos dois seleccionadores já que trazem um conhecimento e uma experiência vasta. É importante que os clubes vejam isto como um investimento da associação no futsal, pois para os formadores se deslocarem a Bragança, já que um é de Braga e outro de Vila Real, tem que haver um forte investimento”.  

Os cursos de treinador têm dupla certificação concedida pela UEFA e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores. No final da formação os treinadores ficam com certificação UEFA e do IPDJ.

Foto de A.F. Bragança 

 

Jornalista: 
SM