Final dos Campeonatos Nacionais de Santo Huberto é novidade na 18ª Norcaça

PUB.

Ter, 15/10/2019 - 09:19


A Feira Internacional do Norte- Norcaça, Norpesca e Norcastanha, em Bragança, está aí à porta e o programa desta edição já foi apresentado.

Concursos de ovinos, provas de caça, demonstrações de pesca e o Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha são actividades que não vão faltar. Pela primeira vez, Bragança vai receber a final dos Campeonatos Nacionais de Santo Huberto.

“Santo Huberto é a modalidade rainha, em termos de especialidade na caça. Qualquer um pode pegar numa arma e dar uns tiros, mas Santo Huberto não. É preciso ter um cão de categoria e é preciso cumprir regras”, destacou Artur Correia, presidente da FACIRC.

A Montaria ao Javali é outra das actividades inseridas nesta edição, estando já esgotadas as 150 inscrições propostas. Para além de iniciativas dedicadas a caçadores, pescadores e agricultores, os visitantes vão poder participar num passeio micológico, assistir a demonstrações de culinária ou participar na maratona ibérica da castanha.

“Todas as iniciativas permitirão que as pessoas que cá vierem tenham dias bem preenchidos e dêem a sua vinda por bem empregue”, afirmou Hernâni Dias, autarca de Bragança.

O presidente da câmara destacou ainda que o espaço já começa a ser pequeno para tanta actividade, no entanto ainda não é possível a construção de um pavilhão para o certame.

“Estamos a trabalhar para ver se conseguimos ter um pavilhão novo. Não será, seguramente, fácil nesta altura, porque para já é um investimento muito grande, de alguns milhões”, disse.

No total foram investidos 100 mil euros no certame e a autarquia contou com o envolvimento de 50 entidades. A Feira Internacional do Norte- Norcaça, Norpesca e Norcastanha acontece de 31 de Outubro a 3 de Novembro, em Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais