PUB.

Festa da Cereja em Alfândega da Fé começou hoje

PUB.

Sex, 08/06/2018 - 17:44


De hoje e até domingo, Alfândega da Fé recebe a Festa da Cereja. 

A cerimónia de inauguração foi hoje e contou com a Presença de Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna. A festa da cereja este ano vai dar mais destaque aos produtos tradicionais da região como o queijo, enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas e vinhos. O certame está repleto de actividades, mas a rainha da festa é a cereja, que quanto à sua produção, este ano está atrasada, devido às alterações climatéricas e sofreu uma quebra na produção em relação a anos anteriores.  

A Festa da Cereja vai ser uma montra da região como refere a autarca, Berta Nunes: “vai decorrer a Festa da Cereja e dos produtos locais, para todo um público muito diversificado, como os produtores e para pessoas que gostam de grupos locais e também música de âmbito nacional, e ainda, para os pastores. Esta é a nossa festa mais importante, porque é uma montra do nosso concelho e do melhor que temos para oferecer em termos de produção e em termos culturais". 

No recinto vão estar 100 expositores, mas também se vai dar destaque a oficinas de arte, lançamento de novos produtos e showcookings com o chef Marco Gomes que acompanhará a restauração durante os três dias de festa e a participação da vencedora do primeiro Masterchef Júnior, a Maria. No sábado destaque para o Encontro de Pastores, onde são postas a concurso a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente, onde são esperados mais de 200 participantes. No domingo, haverá a II Edição da Meia Maratona da Cereja, com início pelas 9h00.

Outro destaque decorre, amanhã, com o lançamento do Pólo da Bienal de Cerveira pelas 15h30, que vai chegar a Alfândega da Fé no dia 11 de agosto, assinalando os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica. Um evento que representa um investimento de 150 mil euros, da parte da autarquia que espera que o certame consiga atrair ainda mais visitantes do que na edição do ano passado, que contou com 20 mil pessoas. Do cartaz destaque para a animação musical de hoje com Virgul, amanhã a fadista Carminho sobe ao palco e domingo Ruizinho de Penacova, nesta que é a 36ª edição.

Escrito por Brigantia & Rádio Onda Livre (CIR)

Jornalista: 
Maria João Canadas