EPA de Carvalhais, em Mirandela, vai iniciar exploração de porcos de raça bisara e abrir cozinha de salsicharia

PUB.

Seg, 17/06/2019 - 10:52


A garantia foi deixada pelo director da escola, Manuel Pereira, durante a décima edição da Semana do Desenvolvimento Rural e do Empreendedorismo da instituição

Segundo Manuel Pereira, esta “é uma escola com características muito distintivas” e “é a escola melhor equipada em termos de transformação deste país”. “Toda a gente conhece o nosso queijo, o nosso azeite e o nosso vinho e vamos também iniciar a exploração de porcos e vamos instalar uma cozinha de salsicharia, futuramente, quando tivermos essa possibilidade financeira. Há regras de certificação que têm de ser feitas e os porcos bísaros para chegarem aqui, já os temos referenciados através da Associação de Criadores de Porcos Bísaros, são obrigados a fazer testes e logo que se concluam temos instalações, praticamente prontas, e vamos instala-los de seguida”, explicou o director.

Sexta-feira e sábado, pela décima vez, a escola, que conta com mais de 200 alunos, de 25 concelhos, abriu portas para se dar a conhecer e mostrar os projectos que os estudantes desenvolvem ao longo do ano. “Devemos abrir-nos, é uma forma de mostrar o trabalho que fazemos ao longo do ano e melhorar todos os anos. A escola deve ser aberta ao meio. Somos uma escola com responsabilidades no desenvolvimento regional, temos cursos com elevada empregabilidade e que são muito necessários para a região. Temos uma série de projectos em que os alunos se envolvem aprendendo, fazendo, desenvolvendo novos produtos e isso é necessário e enche-nos de orgulho. A escola tem características especiais e, além de estar muito bem equipada, alojamos cá cerca de 75 alunos que depois das aulas desenvolvem esses projectos”, explicou ainda o director da EPA.

Além desta escola, o concelho conta ainda com a Esproarte e a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela. a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, sublinha o peso da instituição para a região mas, dado o crescente número de pessoas que chegam à cidade para estudar, reforça a necessidade de criar residências estudantis. “Tem tido, ao longo dos últimos anos, uma importância vital na formação de jovens. Tem uma importância estratégica muito grande e está de parabéns porque tem mantido o sucesso e alargado e melhorado as suas condições de residência de estudantes. As escolas profissionais têm residências próprias mas falta, de facto, uma residência para os alunos do politécnico”.

Ao longo dos dois dias, a iniciativa contou com expositores, através das parcerias que a escola tem com outras entidades, workshops e o concurso nacional da cabra serrana.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves