PUB.

É amanhã o "Caminhão" pelos lagos do Sabor

PUB.

Sex, 28/09/2018 - 10:10


É já amanhã que acontece o "Caminhão – Megacaminhada Fotográfica ". 

A iniciativa é promovida pela Associação de Municípios do Baixo Sabor e o objectivo passa por dar a conhecer os lagos do Sabor assim como a paisagem envolvente. O evento consta de um dia com múltiplas caminhadas e passeios, actividades de aventura, visitas culturais, música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos e está directamente relacionada com o que se pretende alcançar em termos de turismo sustentável para estes lagos, segundo explica o secretário executivo da associação, Víctor Sobral, tem ainda a tentativa de bater o record do Guiness de “Selfies”. "A Associação de Municípios desenvolveu um plano estratégico com quatro eixos de intervenção. Um deles é o turismo sustentável, está muito ligado aos lagos do Sabor, aos ecoresorts que nós queremos implementar nos próprios lagos, e para dinamizar todo este contexto que está inserido no plano estratégico candidatámos ao Norte 2020 um projecto designado 'Caminhos do Sabor' e para além do Caminhão temos outras actividades".

Víctor Sobral destaca ainda o potencial que estes lagos têm para o território. "Tem mesmo como objectivo promover os próprios lagos porque é num sitío fantástico, tem um visibilidade brutal sobre os lagos. Apareceu mesmo na ideia de pôr as pessoas a caminhar e a navegar na montanha com vistas para os lagos para se perceber na realidade qual o potencial que esta mancha de água pode trazer para o território. Os municípios entendem que poderá transformar várias dinâmicas, culturais e sociais de todo o território".

Os Lagos do Sabor são constituídos por cerca de 70 quilómetros navegáveis numa albufeira que resulta da construção da barragem do Baixo Sabor e que abrange os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves