PUB.

Dois anos de PAN em Vilarelhos: a cultura levada ao meio rural

PUB.

Seg, 08/07/2019 - 09:14


Ao longo deste fim-de-semana, as ruas de Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé, serviram de espaço a tertúlias poéticas e alguns edifícios foram transformados em galerias de arte

O Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural, que quer dar vida ao interior desertificado, voltou a levar a cultura a esta aldeia. Para a presidente da junta de freguesia, Célia Alcarva, o festival, que põe os habitantes a acolher em suas casas os artistas, dá nome à terra. "É muito importante pela divulgação da aldeia e mexe um pouco com o comércio local. Quanto à parte do alojamento, as pessoas acabam por ficar todas pela aldeia e foram conseguidos à volta de 70 quartos. Sendo uma aldeia de interior, acho que todas elas precisavam de deste tipo de divulgação para chamar gentes para o interior tão desertificado que está. Foi um desafio que nos foi lançado e houve uma grande adesão e este ano a adesão foi muito maior, houve até mais pessoas a disponibilizarem a habitação".

O festival contou com oficinas de literatura infantil, recitais e sessões de poesia, curtas-metragens, concertos, apresentação de livros e exposições. Segundo a presidente da câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, a iniciativa deixa nos artistas interesse pelas aldeias do concelho. "Este festival pretende dinamizar o rural, as aldeias, que, de uma forma geral, tem vindo a ser abandonado e precisa de uma nova dinâmica. A cultura pode ser uma forma de dinamizar estas aldeias, de trazer cá as pessoas, de dinamizar o turismo e, eventualmente, os artistas podem vir a fixar-se nas nossas aldeias".

O PAN nasceu há 17 anos na aldeia espanhola de Morille, em Salamanca, e há quatro começou a ser partilhado com Portugal. Por Vilarelhos esteve nestes últimos dois anos. Em 2020, segundo avançou o director do festival, Manuel Sánchez, ruma ao Fundão, em Castelo Branco. "Em Vilarelhos, desde o começo, fomos sempre bem recebidos, tanto pela junta quanto pela câmara são para nós amigos e é como se viéssemos a nossa casa. Sabemos que já consolidámos aqui em Vilarelhos e agora vamos estreitar laços com esta comunidade que também é muito querida para nós, o Fundão".

Carviçais, em Torre de Moncorvo, foi o primeiro território do país que o recebeu o festival.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves