Dia Nacional da Agricultura em Bragança

PUB.

Sex, 19/05/2017 - 17:24


Hoje assinala-se o Dia Nacional da Agricultura e no nordeste transmontano e o Instituto Politécnico de Bragança convidou toda a comunidade brigantina a participar nas comemorações, associadas também ao dia internacional do fascínio das plantas, que se assinalou ontem.

Alunos e professores do instituto organizaram actividades que animaram a praça da Sé e o parque do eixo-atlântico com momentos musicais e exercício físico. Houve também provas de frutas e oferta de plantas, produzidas nas estufas do politécnico.
Despertar a consciência de miúdos e graúdos, sobre “a importância que as plantas para alimentação por exemplo, com a criação de hortas biológicas e também criar nas pessoas uma consciência ambiental é o que se pretende com estas acções”, destaca uma das responsáveis a professora do IPB, Anabela Martins.  
Hoje esteve também em destaque a importância do sector agrícola para a economia regional, que durante alguns anos registou uma quebra, e está de novo a ganhar força. 
“ Penso que há cada vez mais jovens sensíveis para o facto de a agricultura também já não ser o que era antigamente. A agricultura agora está na moda, é «cool», é inovação e tecnologia e portanto todas aquelas ferramentas que os jovens usam no dia-a-dia como os telemóveis, os computadores, os tablets são usados na agricultura de hoje em dia. Os jovens perceberam que a agricultura tem futuro do ponto de vista económico”, salienta Anabela Martins.
Muitas escolas, infantários, IPSS, lares da terceira idade e alguns curiosos aderiram a esta acção onde até o sol apareceu para animar a manhã. Escrito por Brigantia