PUB.

Dia Aberto ao Conhecimento pretende aproximar a tecnologia i4.0 às pequenas e médias empresas

PUB.

Sáb, 16/06/2018 - 14:05


No âmbito do Dia Aberto ao Conhecimento, o Brigantia Ecopark acolheu, ontem, uma demonstração da indústria 4.0, também conhecida com a quarta Revolução Industrial. Uma verdadeira mostra das tecnologias para automação e troca de dados através da utilização de sistemas ciber-físicos,  internet das coisas e computação em nuvem.

Como se trata o grande volume de informação associado às tecnologias i4.0? Como se processa a interacção entre humanos e robôs? E como se pode prever a redução de paragens nas fábricas? Foi isto que se pôde conhecer nas cinco bancadas instaladas no Brigantia Ecopark no âmbito do Dia Aberto ao Conhecimento. A promoção desta indústria pretendeu dar a conhecer às empresas as potencialidades e oportunidades inerentes ao recém-criado Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente do Instituto Politécnico de Bragança, conforme explica o presidente eleito do IPB, Orlando Rodrigues.

“As tecnologias i4.0 têm um elevado potencial de melhorar a competitividade das nossas empresas. Elas estão, frequentemente associadas às grandes empresas industriais e existe a ideia que elas não podem ser facilmente adaptadas às pequenas e médias empresas e portanto, o que nós queremos demonstrar é precisamente o contrário. Fizemos um conjunto de bancadas testes demonstrativas que os alunos e os empresários estão a visitar neste momento que pretendem simular essas tecnologias de forma muito evidente”, contou Orlando Rodrigues.

O Dia Aberto ao Conhecimento, uma iniciativa do IAPMEI e do Instituto Politécnico de Bragança, contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No âmbito do roteiro pelos Fab Labs, instalados em Portugal, Maria Fernanda Rollo destacou a investigação feita pela instituição, assim como o reconhecimento internacional que hoje em dia tem: “estamos ligados a uma das instituições do nosso país de referência e que é reconhecido internacional”, destacou Maria Fernanda Rollo.

A Secretária de Estado encerrou o Dia Aberto ao Conhecimento com a apresentação da campanha "Não Desistas de Ti", que se insere no programa "Estudar mais é preciso". Este, é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que surgiu para aumentar a qualificação e sensibilizar para as vantagens de um curso superior.

 

Escrito por Rádio Brigantia
Foto: CeDri

Jornalista: 
Carina Alves