Corridas de obstáculos: Bragança OCR está marcada para o dia 11 de Setembro e conta com cerca de 800 participantes

PUB.

Seg, 08/08/2022 - 09:48


Uma prova desafiante, de superação pessoal e de muita exigência assim será a Bragança OCR.

A primeira corrida de obstáculos de Bragança está marcada para o dia 11 de Setembro e vai trazer à capital de distrito cerca de 800 participantes de vários pontos do país.

A prova é promovida pelo município, organizada pela Native Warriors, detentora da marca “Police Challenge”, e um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo 2022.

Sendo a estreia de Bragança neste tipo de competição há, por isso, uma enorme expectativa. “É uma iniciativa diferente, mas que há tem historial em outros pontos do país e até a nível internacional. Estamos, de facto, convencidos que é uma prova que vai trazer participantes de vários pontos do país”, disse Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança, na apresentação do evento.

O objectivo é atrair visitantes através da prática de desporto. “É muito importante para quem vem de fora perceber o potencial que temos para que no futuro sejam visitantes assíduos”.

Será a primeira vez que a Native Warriors traz uma corrida de obstáculos para o interior norte do país. Nelson Correia acredita que será “um grande espectáculo desportivo” e aponta para cerca de “800 participantes”.

A pista terá 11 a 12 quilómetros e ao longo do percurso, que começa e acaba na Praça Camões, os participantes têm pela frente 25 a 30 obstáculos naturais e pré-instalados, que envolvem força, suspensão, equilíbrio, coordenação, água e lama.

Há duas categorias com diferentes graus de dificuldade, Open e Elite.

A “Bragança OCR” será uma prova experiência pois servirá de teste à capacidade da cidade para entrar no Circuito Nacional Trichallenge 2023. “Esta será uma experiência mais a norte. A nossa expectativa é termos Bragança no Trichallenge. Este ano tivemos Seia, Leiria e Oeiras. Também te que haver vontade do município para que isso aconteça. Se não quiser entrar no circuito podemos ter uma prova só de Bragança, disse Nelson Correia.

A organização não esqueceu os mais novos. No dia anterior, 10 de Setembro, as crianças entre os 6 e os 12 anos podem experimentar a Pista Kids Race com cerca de 500 metros e 15 obstáculos.

 

Jornalista: 
Susana Madureira