Contratos das ligações de Bragança a Puebla de Sanábria e a Vinhais já foram assinados

PUB.

Seg, 23/05/2022 - 10:15


As estradas Bragança-Puebla de Sanábria e Bragança-Vinhais vão avançar. São duas das cinco ligações transfronteiriças incluídas no Plano de Recuperação e Resiliência, que já foram contratualizadas.

“Estão todas bem encaminhadas, os contratos já foram feitos entre a Estrutura de Missão e as entidades beneficiárias, quer intermediárias quer finais. No caso particular da ligação de Vinhais também já foi lançado o concurso para o projecto e está tudo a andar. Terão de ser uma realidade, porque como sabem o PRR tem metas muito apertadas e intransigentes. Finalmente, fez-se justiça para este território que precisa destas ligações já há muito tempo e que são tão determinantes”, afirmou.

A estrada Vinhais-Bragança, da responsabilidade das Infraestruturas e Portugal, está actualmente em consulta pública. Em relação à ligação a Espanha por Sanabria será lançado concurso para os projectos, sendo que no caso será operacionalizado pelo município de Bragança. “Até há pouquíssimo tempo, estas estradas eram um desejo e hoje são uma realidade, porque há dinheiro para as fazer, há vontade e estão já contratualizados por todas as partes. O senhor presidente da câmara municipal de Bragança também é parceiro neste processo e já assinou o contato”, sublinha.

Declarações da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional em Vinhais no dia do município, 20 de Maio. Nas comemorações dos 769 anos de atribuição do foral foram inauguradas três obras no valor global de 800 mil euros, com destaque para o interface de transportes, refere autarca Luís Fernandes.

Além do Interface de Transportes no valor de 670 mil euros, foi ainda inaugurado um Parque de Jogos e Lazer do Bairro dos Cabeços e a beneficiação da rua Dr. Álvaro Leite.

Decorreram ainda vários concursos, que celebram as raças autóctones do concelho de Vinhais, nomeadamente de Bovinos de Raça Mirandesa, Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana Branca e Preta, da Cabra Preta de Montesinho, de Suínos de Raça Bísara e de Cão de Gado Transmontano. Houve ainda espectáculos e chegas de touros. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro