Clubes desportivos do distrito perderam receitas e competições estão em causa

PUB.

Qua, 15/04/2020 - 09:17


Os efeitos da Covid-19 também se fazem sentir no desporto. Com a economia praticamente estagnada os clubes já perderam quase todas as receitas e sua continuidade nas competições pode estar em causa.

No futsal, Ricardo Pires, presidente dos Pioneiros de Bragança, não dá certezas em relação à próxima época.

“Em termos de impacto nos Pioneiros vai ser catastrófico, porque nós sem eles não vamos ter capacidade nenhuma, porque termos institucionais temos um apoio que não nos permite andar nestas andanças”.

No futebol, as dificuldades também são muitas. Carlos Roxo, dirigente do Grupo Desportivo de Bragança, admitiu que a pandemia vai agudizar a crise financeira do clube.

“Se era difícil até agora, então cada vez vai ser mais difícil, porque em termos de patrocínios e apoios de empresas vai ser cada vez mais difícil”.

Formar plantel para a próxima temporada não vai ser fácil e os apoios vão ser escassos, anteviu Carlos Correia, presidente do S.C. Mirandela.

Recorrer à linha de crédito disponibilizada pela Federação Portuguesa de Futebol, no valor de 4,7 milhões de euros mais um milhão cedido pela selecção nacional de futebol, está fora de questão para os emblemas do distrito.

António Ramos, presidente da Associação de Futebol Bragança, considera que não resolve o problema dos clubes nem das associações pois trata-se de um empréstimo, que terá que ser pago em quatro anos, e não de um apoio.

“Esses apoios são enganadores, porque são apoios para os clubes transformados em linhas de crédito”.

Todos os campeonatos amadores de futebol e futsal foram dados por terminados devido à Covid-19.

Noutras modalidades, no ciclismo já foram canceladas 11 provas da Associação de Bragança bem como a 3ª edição da Volta ao Nordeste.

Também o atletismo está parado. A Associação Distrital de Bragança cancelou nove eventos. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Susana Madureira