CIMO com 5 bolsas de doutoramento para investigação destinadas a alunos dos PALOP e Timor

PUB.

Ter, 24/11/2020 - 09:19


O Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança abriu candidaturas para 5 bolsas de doutoramento para estudantes de países africanos de língua portuguesa e de Timor Leste. 

Segundo Orlando Rodrigues, presidente do IPB, o objectivo é alavancar a capacidade científica nestes países.

“É uma oportunidade para estreitarmos a relação com estes países e para fomentarmos a criação e capacidades científicas nesses países. Tem sido sempre uma preocupação nossa. Promover o emprego e o retorno de cientistas para esses países”, explicou Orlando Rodrigues.

O concurso já está aberto e as inscrições podem ser feitas até 31 de Dezembro. A bolsa pode ser renovável durante quatro anos.

“Os beneficiários permanecerão aqui durante esse tempo e em alguns períodos nos seus países para fazer a investigação e trabalho de campo e, portanto, o programa garante que elas [bolsas] serão renováveis e esperemos que haja recursos para abrir mais bolsas nos anos seguintes”, referiu o presidente do politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues.

Para além do IPB, fazem parte do Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Cada uma terá 5 bolsas de doutoramento para atribuir que no total, são 20. Os resultados serão conhecidos no próximo ano. Escrito por Brigantia.

 

Jornalista: 
Ângela Pais