CIM "preocupada" com encerramento do bloco de partos do hospital de Bragança e pede reunião com ministro da Saúde

PUB.

Sex, 16/09/2022 - 11:34


A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes está “preocupada” com o encerramento temporário do bloco de partos do hospital de Bragança, que não funcionou durante três dias e reabriu esta sexta-feira

Segundo a Unidade Local de Saúde do Nordeste, o encerramento esteve relacionado com a baixa de uma médica especialista. A urgência manteve-se em funcionamento, mas as grávidas eram encaminhadas para o hospital de Vila Real, a mais de 100 Km, caso fosse preciso fazer o parto.

A CIM, que abrange os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, esteve, esta quarta-feira, reunida com os responsáveis da ULS do Nordeste, porque entende que este serviço “tem que estar sempre em pleno funcionamento”, visto que é o único bloco de partos no distrito.

No início do ano, a CIM já tinha pedido uma reunião urgente com a ministra da Saúde, para arranjar soluções para a falta de profissionais no Serviço de Obstetrícia e Genecologia do Hospital de Bragança, mas nunca aconteceu. Perante o encerramento do bloco de partos esta semana, a Comunidade Intermunicipal voltou a pedir uma reunião, desta vez com o novo ministro da Saúde.

Escrito por Brigantia