CDU vê comprometido o debate dos vários partidos com a Assembleia Municipal de Bragança inteiramente online

PUB.

Qui, 25/02/2021 - 09:04


A próxima Assembleia Municipal de Bragança vai realizar-se online, mas a CDU não concorda com esta decisão

Os eleitos pela coligação consideram que pode ser comprometido o debate dos vários partidos, já que vão estar na plataforma cerca de 80 pessoas. Fátima Bento crítica que não foram acautelados os constrangimentos que podem surgir ao longo da sessão. “São quase 80 membros da assembleia municipal que estarão em simultâneo numa plataforma e podem surgir inúmeros problemas, seja de ligação, contabilização de votos e na forma como os vários membros se inscrevem para falar. A avaliação das medidas necessárias para acautelar o normal funcionamento da assembleia não foi previamente analisada para que fosse tomada esta decisão”.

Para a CDU não faz sentido que o poder político se realize por teletrabalho. Para além de que as falhas de acesso à internet podem mais uma vez ser evidenciadas e impedir que os partidos exerçam a sua função. “Podem não ter internet a funcionar correctamente ou o computador ter o hardware necessário para dar resposta. Até agora não sabemos sequer se tudo foi testado com todos os membros da assembleia”.

Fátima Bento criticou ainda não ter nenhuma justificação para que a sessão acontecesse online e não poderem ter interferido na decisão da mesa da Assembleia. “Chegámos à comissão permanente e foi-nos apenas comunicado que tinha sido tomada a decisão de ser realizada por videoconferência, quando um dos direitos da comissão é pronunciar-se sobre o funcionamento da Assembleia Municipal. Não foi claramente explicado porque foi tomada esta decisão”.

Para aqueles que não tenham condições de aceder à Assembleia Municipal, marcada para amanhã, via online, foi disponibilizada uma sala na câmara de Bragança para colmatar este problema. A CDU já disse que terá que recorrer a esta alternativa.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais