Capacidade de resposta a incêndios testada por 800 operacionais no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 06/05/2021 - 17:42


Mais de 800 operacionais testaram no distrito de Bragança a capacidade de resposta operacional a incêndios rurais, no Exercício Fénix 21.

O comandante nacional da Protecção Civil, André Fernandes, explicou que foram realizados vários exercícios nos concelhos de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo, como simulacros de incêndios.

Segundo o comandante André Fernandes, os exercícios são uma das principais ferramentas de treino, formação e preparação dos agentes de protecção civil, servindo para testar o sistema e identificar problemas, em especial numa altura de mudanças na Protecção Civil.

As condições geográficas do terreno e as comunicações são duas das dificuldades com que os mais de 800 operacionais de todo o distrito, apoiados por 140 viaturas, enfrentaram nos exercícios que aconteceram hoje.

Além do simulacro de incêndio, foram ainda testados cenários de um acidente a envolver um veículo de bombeiros, de evacuação de um aglomerado populacional, de despiste de um veículo para o rio e de evacuação de um lar de idosos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro