PUB.

Bombeiros de Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé com nova ambulância até final do ano

PUB.

Qua, 29/08/2018 - 15:48


O Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM está a renovar a sua frota, e até 2021 terá mais 300 novas ambulâncias.

Anteontem foi assinado o protocolo com 75 corporações de bombeiros, entre elas as de Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé, que ficarão assim com uma nova ambulância ainda este ano. 

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, referiu que o protocolo estabelecido entre a Liga e a Autoridade Nacional de Proteção Civil é vantajoso e vai possibilitar uma rápida renovação da frota do INEM.

"O INEM fazia concurso que demorava dois anos e meio a concretizar e da taxa de iva pagava 2%. Os concursos agora são feitos pelos bombeiros e demoram dois meses, paga 6% da taxa de iva. Só essa décalage que o INEM pagava a mais permite uma compra maior de viaturas. E essa questão de serem do INEM havia mais burocracia para as reparações que hoje estão mais aligeiradas", disse.

Atualmente os Postos de Emergência Médica funcionam nas corporações de bombeiros ou em delegações da Cruz Vermelha e dão resposta a emergências medicas pré-hospitalares, disponível 24 horas que são ativadas pelo 112.  O INEM espera que até 2021 a frota esteja totalmente renovada em todo o país, num investimento de 3,7 milhões de euros.

Escrito por Universidade FM