Atletismo: Mirandelense nomeado para treinador do ano

PUB.

Qui, 12/12/2019 - 12:24


O mirandelense Augusto Fontes está nomeado para treinador do ano pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal, na modalidade de Skyrunning.

Augusto Fontes é natural de Mirandela e reside na ilha da Madeira, onde é professor de Educação Física e treinador de atletismo.

O treinador confessa que “não estava à espera desta indicação” e diz que já é “uma vitória independentemente de ficar entre os finalistas” que vão a votação na Gala.

Nos últimos anos, o técnico, de 42 anos, já colocou vários atletas na Selecção Regional no Olímpico Jovem Nacional, KM Jovem Nacional, Corta-Mato nacional e na 1ª Divisão Nacional de Clubes em pista coberta e ao ar livre.

Recentemente, aceitou o desafio lançado pela Federação de Campismo e Montanhismo para ser treinador de Skyrunning. “É uma actividade de corrida pedestre essencialmente na montanha, com percursos que apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas, podendo utilizar caminhos, trilhos, rochas ou até neve. É ainda mais duro que o trail com desníveis muito acentuados e mais do que ter capacidade física é essencial a parte psicológica”, explicou.

O mirandelense não esconde que a sua principal paixão é o atletismo e confessa que gostaria de ter na sua terra natal, mais equipamentos desportivos para desenvolver essa modalidade. “Penso que faz falta uma pista coberta até para que a modalidade possa vir a ter mais atletas e representar o distrito de Bragança em competições como por exemplo o Olímpico Jovem”, sugere.

A Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal é considerada os “Óscares” do desporto português e distingue os melhores atletas, masculinos e femininos, equipas, treinadores e jovem promessa.

A 24ª edição está marcada para o dia 29 de Janeiro de 2020, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril.

 

 

Escrito por Terra Quente (CIR)