PUB.

Associação de Municípios quer criar Rota dos Frescos do Sabor

PUB.

Ter, 30/07/2019 - 10:51


Os quatro concelhos que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor vão candidatar a fundos comunitários a Rota dos Frescos do Sabor. 

O projecto supramunicipal propõe reunir património religioso dos concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, nomeadamente 17 igrejas e capelas, a intervencionar para recuperar as pinturas murais a frescos, com um investimento previsto de cerca de 1,5 milhões de euros, e inclui ainda a criação de um centro interpretativo em Macedo de Cavaleiros.

Vítor Sobral da AMBS explica que a aposta se prende com as potencialidaee nesta área que há na região. “Todo o Norte tem uma potencialidade imensa em termos de pintura mural de frescos, o objectivo é começar pelos quatro municípios, mas pode estender-se ao restante território do distrito e mesmo posteriormente a todo o norte e as regiões vizinhas em Espanha. “A AMBS está ciente que os frescos são uma temática que, aliada a outras como os lagos do Sabor, pode trazer pessoas ao território, estancar o despovoamento e garantir alguma dinâmica económica”, afirma o responsável. Para além destes objectivo, a AMBS propôs ainda ao Politécnico de Bragança a criação de uma pós graduação na área da gestão e comunicação turística.

O projecto foi apresentado, na aldeia de Felgueiras, Alfândega da Fé, à secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que destacou a importância de manter abertos os templos para poderem ser visitados, sugerindo que fosse introduzido um sistema tecnológico que permita aos visitantes, através de um cartão ou um código QR no telemóvel, entrar nos espaços.

“Cada vez mais, a inovação é não só uma forma de mudarmos a acessibilidade ao património, esse foi o repto que deixei, pensarmos em soluções tecnológicas que permitam aceder a espaços que muitas vezes estão fechados e que até nem se sabe quem tem as chaves para entrar. A autenticidade destes recursos culturais leva as pessoas a quererem descobrir o território, mas é preciso que o território esteja preparado para os receber”, salientou a governante.

O presidente da entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, considera que os projectos diferenciadores são o que é preciso “para poder atrair mais turistas para o território, não chega ter a paisagem que é fabulosa e que em Trás-os-Montes é esmagadora, a gastronomia e os vinhos, temos de adicionar conteúdos”, já que a região só capta 2,5% dos 4,3 milhões que a região recebe.

No mesmo dia, foi ainda apresentada a ideia de transformar Felgueiras, actualmente com 9 habitantes, numa aldeia das artes. O projecto é de João Andrade Silva e António Franchini, e foram já compradas cinco casas devolutas para serem reabilitadas e ser criado um polo onde poderão ser desenvolvidas artísticas, de pintores, escultores ou escritores.

Projecto para criação de aldeia das artes foi também apresentado em Felgueiras, que já recebeu apoio comunitário no âmbito do programa Valorizar, “Felgueiras – Aldeia da Biosfera”. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro