Altice promete levar fibra óptica a 75% da população de Trás-os-Montes em 2019 e chegar aos 100% em 2020

PUB.

Sex, 07/12/2018 - 09:19


A Altice vai expandir a rede de fibra óptica na região de Trás-os-Montes para chegar a 75% cobertura da população. Administradores da empresa passaram ontem pelos concelhos de Vimioso Bragança e Mirandela, para assinar protocolos de colaboração com os municípios.

Alexandre Fonseca, presidente executivo da empresa, explica que a iniciativa se insere na estratégia de proximidade ao território. “De forma agregada, para 2019 anunciamos que vamos ultrapassar os 75% da população de Trás-os-Montes coberta com fibra óptica da Altice Portugal. Claro que depois depende de concelho para concelho, há concelhos com menor cobertura e outros com maior. Mas em 2020 vai chegar a 100%”, adiantou.

A Altice assinou ainda com o Politécnico de Bragança um protocolo de cooperação para as áreas de formação e desenvolvimento de projectos na área da inovação, com envolvimento dos centros de investigação da ESTIG e da Altice Labs. “O primeiro grande objectivo é ter engenheiros da Altice Labs que vão estar aqui presentes fisicamente, vão acompanhar os próprios programas curriculares, os programas de investigação, vão contribuir também com indicações, tendências, porque a Altice Labs trabalha em algumas áreas analisando as tendências tecnológicas a 5/10 anos, porque somos um centro de investigação e temos de perceber o futuro e vamos ajudar também o IPB a orientar algumas dessas áreas. Vamos depois recolher o conhecimento, o talento, os projectos de investigação dos laboratórios e ajudar a desenvolver esses laboratórios e alguns serão integrados nos nossos laboratórios da Altice Labs ou na nossa rede mundial”, destacou.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, considera que é fundamental que as instituições de ensino tenham este tipo de ligação com as empresas. “Entendemos que temos de mudar o paradigma de ensino, formando as pessoas em cooperação com as empresas, não podemos continuar a formar as pessoas isolados das empresas numa sociedade que se transformou profundamente, que o acesso à informação é completamente diferente. A Altice propôs-se ajudar-nos a formar pessoas nos domínios das tecnologias que são mais interessantes para a essa empresa”, frisou.

O protocolo entre o IPB e a Altice prevê o desenvolvimento de projectos de investigação aplicada conjunta, cooperação no domínio do ensino e em estágios. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro