PUB.

Alfândega da Fé integra em candidatura para luta de doenças e praga dos castanheiros

PUB.

Sex, 11/10/2019 - 10:27


Foi submetida uma candidatura de combate à tinta, cancro e vespa das galhas do castanheiro pela Associação Portuguesa da Castanha, a Refcast. 

No total, são abrangidos 1100 hectares de 12 concelhos do Norte de Portugal, entre os quais Alfândega da Fé, com um investimento de 1 milhão e 300 mil euros. José Laranjo, presidente da RefCast, refere que os principais flagelos são a tinta e o cancro “os dois principais eixos que justificam esta medida” e salienta que ainda é preciso muito trabalho para combater estas doenças.

“A doença da tinta é o verdadeiro flagelo dos nossos soutos, porque enquanto a vespa reduz a produção mas não mata os castanheiros a tinta seca os castanheiros de uma hora para a outra e as pessoas sentem-se impotentes”, sublinhou.

José Laranjo acredita que com esta medida vão conseguir aumentar a produção de castanha em Portugal. “Estamos em crer que após a aplicação desta medida o panorama dos soutos só pode mudar, no que diz respeito à produtividade dos nossos soutos e o desafio que temos pela frente de aumentar a produção de castanha, para tentar abastecer a Europa de um recurso que neste momento é escasso que é a castanha”, sublinhou.

Alfândega da Fé é um dos municípios associados à candidatura e apoia 23 produtores com um investimento de 60 mil euros.

A candidatura prevê um apoio de 1 milhão e 300 mil euros investidos a 4 anos, 85% é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural e o restante pelos produtores de castanha, beneficiários do projecto. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais