Vinhais recebe novo equipamento para reforçar limpeza florestal no concelho

PUB.

Sex, 28/11/2025 - 09:48


O novo equipamento destinado às equipas de Sapadores Florestais vai permitir melhorar os trabalhos de limpeza e gestão de combustível, essenciais para prevenir incêndios

O concelho de Vinhais recebeu esta semana novo equipamento destinado às equipas de Sapadores Florestais, no âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência apresentada pelo Ministério da Agricultura e Florestas.

A cerimónia decorreu na Praça do Município e contou com a presença do presidente da Câmara de Vinhais que explicou que esta candidatura foi promovida pelo ICNF.

“O ICNF é que fez uma candidatura ao PRR em que contempla esses equipamentos e outros que sei que depois também irão ser entregues aos municípios. Como por exemplo, motorroçadoras, mas que vem acompanhada também com equipamento de segurança para cada um dos trabalhadores para utilizarem esse tipo de material. Depois há também ainda dentro dessas candidaturas outros equipamentos para serem entregues”, reforçou o autarca Luís Fernandes.

O novo material inclui 15 motorroçadoras mais modernas e respetivo equipamento de proteção individual, permitindo melhorar o trabalho de limpeza e gestão de combustível. Funções essenciais tanto em época de incêndios como ao longo de todo o ano. “O trabalho que eles fazem é um trabalho muito bom, quer na época de incêndios, quer também fora da época de incêndios, num trabalho que é feito de limpeza, de manutenção, de próprios acessos, de caminhos rurais, de outros trabalhos, de limpezas até urbanas, do meio urbano. Estas três equipas de sapadores que existem no concelho são positivas precisamente por isso”.

O autarca adiantou ainda que no futuro pretende criar mais uma equipa de sapadores. “Vamos ver como é que vamos articular, mas porque, além de criar mais postos de trabalho, também criamos aqui equipas que podem ter um trabalho ainda mais profícuo nesta área tão importante como é a prevenção e limpeza, para minimizar os efeitos que são sempre devastadores dos incêndios”.

O programa nacional prevê ainda a distribuição de mais de duas mil motorroçadoras por cerca de quatro centenas de equipas em todo o país, reforçando a capacidade de resposta e proteção do território nacional.

Escrito por Rádio Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé