Chuva afetou mas não deixou faltar a boa cereja na Feira da Cereja da Serra de Bornes

PUB.

Ter, 06/06/2023 - 16:24


A chuva que se tem feito sentir desde a última semana já se está a refletir na qualidade da cereja.

Em Bornes, uma das maiores produtoras deste fruto no concelho de Macedo de Cavaleiros, o mau tempo deixou estragos, refere o produtor Filipe Quintela. “É um ano ingrato, a primeira cereja teve pouca produção, mas a pouca que houve teve bom calibre.

Quanto à cereja de mais tarde tivemos muito prejuízo com a chuva, pedra e trovoada, que a fez rachar e estragar.

A qualidade é boa mas de um balde de cerejas aproveitamos metade”.

No passado fim de semana, a aldeia promoveu a anual Feira da Cereja da Serra que contou com 18 expositores, dos quais sete produtores da aldeia.

O presidente da Junta de Freguesia de Bornes, Júlio Quintela, considera que as cerejas de localidade são das melhores da zona. “É das melhores cerejas.

Acho que na nossa zona não deve haver cereja como a de Bornes devido à humidade e ao clima, não é preciso rega pois a cereja é naturalmente muito boa e doce.

A qualidade está à vista”.

Apesar dos prejuízos, os produtores encaram este tipo de feiras como uma oportunidade para vender os produtos. “É importante para mostrarmos alguns produtos da região, que são biológicos, e acho que devia haver mais acompanhamento e apoio para haver cada vez mais expositores a mostrar o verdadeiro valor do produto da terra”.

Certames importantes para a pequena economia, considera o vereador do Município de Macedo, Paulo Rogão. “No nosso concelho produzimos produtos de excelência e a única forma de os divulgar e vender é através destas feiras.

São produtores locais que não têm meios para irem para grandes centros e é através destes eventos que mostram o que produzem e, simultaneamente, as pessoas vêm e eles vendem”.

O doce de cereja, o mel e o azeite são alguns dos produtos típicos de Bornes, contudo é a cereja que se torna mais conhecida de ano para ano.

Escrito por Onda Livre (CIR)