PUB.

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Criança

PUB.

Qui, 01/06/2023 - 08:49


Um pouco por todo o mundo, as crianças estão hoje em festa

No distrito de Bragança, alguns dos concelhos anunciaram um dia cheio de actividades para os mais pequenos, de forma a não deixar passar o dia em branco, mas, em boa parte deles, os festejos foram cancelados, por causa do mau tempo.

Ainda assim, alegria não falta. Se não se faz a festa de uma maneira faz-se de outra… e cada um celebra o dia à sua maneira, seja a brincar, receber presentes ou até preparar comida. “É para fazer uma pizza com chouriço e fiambre”, disse uma das crianças, que assumiu gostar muito de brincar, “com os legos e com os amigos na escola”. Outra das crianças referiu que “o dia é muito importante” por gostar “muito” dos pais e querer vê-los “felizes”. “O dia da criança é amor e carinho”, sublinhou outra criança.

Ser criança é bom, dizem os mais pequenos, mas o que é ser-se uma… aí já é mais complicado responder. “Isso é muito difícil de explicar”, disse um dos pequenos. “Não sei, não sei nada de crianças”, vincou outro.

Esta data assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam àquela época.

Naquele ano, os Estados-membros da ONU reconheceram que todas as crianças tinham que ter direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves