Dia Internacional da Mulher: desigualdade de género persiste e está disfarçada

PUB.

Qua, 08/03/2023 - 09:18


A desigualdade de género continua a ser um problema nos dias que correm e muitas vezes é disfarçada

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, Maria Luís Martins, da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, alerta para as mulheres ainda serem associadas a determinadas tarefas, nomeadamente à maternidade. “Há muito esta questão do papel da mulher, do papel do homem, quais são as profissões cujo o género é mais comum, é muito raro vermos taxistas, camionistas que sejam mulheres. Nas questões da maternidade a responsabilidade máxima de tomar conta dos filhos ainda continua a ser da mulher. As desigualdades continuam a existir, podem estar mais disfarçadas mas existem”.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima da ASMAB reconhece ainda que, nos últimos anos, cada vez mais mulheres que sofrem de violência doméstica pedem ajuda. “Os pedidos de ajuda para perceber de que maneira podem sair de uma relação abusiva têm vindo a aumentar. A noção de que as pessoas estão a pedir cada vez mais ajuda e apoio para poder sair das situações abusivas e que têm uma resposta à espera delas é um óptimo indicador”.

E além de haver cada vez mais pedidos de ajuda, também as agressões, quer físicas quer psicológicas, são mais graves. “Especialmente, desde a pandemia para cá, conseguimos perceber que o grau das agressões tem sido cada vez mais forte”, referiu, dizendo que há pessoas que chegam a ser hospitalizadas e que “as consequências, a nível psicológico, têm vindo a trazer graves mazelas, nomeadamente no que concerne a situações traumáticas”.

A Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança tem ainda uma casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica, com capacidade para 30 pessoas e que está praticamente cheia.

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a ASMAB vai estar nas escolas secundárias do distrito a sensibilizar para a desigualdade de género.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais