Zoeale Trail espera cerca de 400 participantes

PUB.

Sáb, 12/08/2017 - 13:11


No domingo, cerca de 400 atletas vão correr até às origens. Trata-se da I edição do Zoelae Trail. A prova é organizada pelo Município de Bragança e tem uma carga histórica.

A aldeia de Castro de Avelãs, em Bragança, onde outrora habitou o povo pré-romano Zoelae e onde se encontra o Mosteiro de São Salvador, será o ponto de partida para a I edição do Zoelae Trail.
Com a organização do Município de Bragança, há dois percursos disponíveis: um de 17 km e outro de 25 km. Há ainda uma caminhada de sete quilómetros. São esperados mais de 400 participantes.
Sandra Cabral integra o lote dos “local runners” da prova. A atleta do Ginásio Clube de Bragança esteve em destaque no passado mês de Junho ao vencer o Ultra Trail Serra da Estrela “Oh Meu Deus”. Sandra Cabral venceu em femininos ao completar os 160 km em 40:20:45 horas.
O Zoelae Trail antevê-se bem mas fácil. Ainda assim, Sandra Cabral deixa alguns conselhos aos estreantes na modalidade.
“A prova vai decorrer de manhã e vai estar calor, por isso, não se esqueçam de levar um chapéu, protector solar, roupa fresca, tenham cuidado onde pisam, pois o piso é irregular, levem água e géis para prevenir uma quebra. E, principalmente, desfrutem da natureza e ajudem o colega do lado se for necessário”.
O sector feminino tem ainda como embaixadora Mariana Ballester. “É uma honra ser embaixadora desta prova”, afirmou.
Quem também aceitou de imediato o desafio foi José Faria, terceiro classificado nos 160 km da edição deste ano do Ultra Trail Serra da Estrela “Oh Meu Deus”.
Para o atleta “a capacidade psicológica é fundamental” para gerir este tipo de prova.
Em competição vai estar ainda David Quelhas, também embaixador, o primeiro atleta português a fazer um pódio no Circuito Mundial de Ultra-Maratonas.
A primeira edição da Zoelae Trail tem como slogan “Corre até às origens”, está marcado para domingo com início às 08h00, em Castro de Avelãs. A meta vai estar instalada junto ao Castelo de Bragança.

Jornalista: 
Susana Madureira