PUB.

Vespa velutina e varrose preocupam apicultores transmontanos

PUB.

Qui, 14/11/2019 - 09:41


A vespa velutina é uma das principais ameaças à produção dos apicultores da região transmontana, uma vez que comem, em média, 200 abelhas por dia

Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional Portuguesa de Apicultores, explica que este insecto dizia as colmeias, o que tem causado largos prejuízos aos produtores. “É um problema de saúde pública e também dizima as colmeias porque se alimenta de abelhas e em grande quantidade porque pode comer até 200 por dia”.

Além da vespa velutina também a praga varrose se tem mostrado preocupante para quem tem abelhas. Ainda assim, Manuel Gonçalves assegura que já há medidas para a combater. “O problema mais grave que a apicultura tem em Trás-os-Montes é a varrose, o ácaro destrói as colmeias e os apiários. Há controlos hoje para isso mesmo sendo o principal problema mas consegue-se minimizar, se tratado minimamente”.

Manuel Gonçalves sublinha ainda que, em toda a Europa, o mercado do mel é deficitário e explica que em Portugal há dois grandes mercados no que diz respeito a este produto. “O mercado do mel é deficitário em toda a Europa, a produção não consegue acompanhar a procura e há um défice de 40%. Os meios de montanha, que é o nosso caso, são muito procurados. Para o mercado gourmet é um mel muito procurado mas há outro mercado em que as pessoas procuram o nosso mel, devido ao seu grande valor, para fazer misturas com méis de baixa qualidade e pôr no mercado. Ainda não há dificuldades de venda nos meios de montanha, nomeadamente no Parque Natural de Montesinho a procura é maior que a oferta”.

O presidente da Federação Nacional Portuguesa de Apicultores garante ainda que na região há cada vez mais apicultores. “Há apetência, neste momento, para mais pessoas aderirem ao projecto da apicultura como um modo de vida exclusivo, gente com formação que tem entrado, com formação superior inclusivamente. Temos grandes apicultores na nossa região”.

A vespa velutina, a praga varrose e as alterações climáticas são os principais problemas que, neste momento, estão a preocupar os apicultores e a afectar o sector na região.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais