Vespa da galha do castanheiro ataca em força no concelho de Vinhais

PUB.

Ter, 16/05/2017 - 10:45


Os prejuízos causados pela vespa da galha do castanheiro, nos Soutos de toda a região, não param de aumentar.

Agora também em Vilar Seco no concelho de Vinhais os produtores se queixam com o ataque desta praga. Só este fim-de-semana Samuel Fernandes encontrou cinco dos seus castanheiros completamente afectados. “Dois grandes e três mais pequenos, encontrei um saco grande cheio só em meio castanheiro”, relatou.
Segundo os produtores, o problema começou nos castanheiros híbridos, vindos de Espanha e a situação já foi denunciada à Arbórea, associação agro-florestal da terra fria transmontana. 
Depois de ter sido feita, noutras regiões, a experiência do controlo desta praga com a largada dos parasitóides ‘Torymus sinensis’, insectos que se alimentam das larvas que estão nas árvores, e não ter tido o resultado esperado, as autoridades agrícolas continuam em busca de soluções para o problema.
Os agricultores estão preocupados com os prejuízos a longo prazo, uma vez que foram avisados pelos especialistas que devido a esta praga, no próximo ano a produção de castanha deverá cair para cerca de 40% nos soutos afectados.  Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Débora Lopes