PUB.

Verdes temem que Pepim não seja incluído na lista que prevê intervenção de rios

PUB.

Ter, 04/08/2020 - 09:09


O Grupo Parlamentar “Os Verdes” questionou o Ministro do Ambiente sobre a recuperação das escombreiras das minas do Portelo e da desobstrução do leito do afluente Pepim, no concelho de Bragança

Maria Silva, deputada dos Verdes, quer saber se o rio Pepim estará incluído na lista dos rios que vão ser intervencionados, pois considera que se trata de uma intervenção urgente. “É necessário fazer esta obra porque já tem muitos anos. Da parte dos Verdes, não acreditamos que seja esta a solução. Teria que haver uma solução mais profunda, em que se fizesse a recuperação das minas para que não pudessem voltar a interferir no normal percorrer do rio”.

A deputada quer ainda saber quais são os níveis de qualidade da água, visto que em 2011 tinha valores “críticos” de PH.

Segundo Mário Gomes, presidente da união de freguesias de Aveleda e Rio do Onor, onde se situa o rio Pepim, “pouco tem sido dito” sobre a requalificação deste afluente do Rio Sabor e não há certezas se será um dos intervencionados. “A dúvida persiste, não temos a certeza se o rio está incluído ou não. Neste momento, o pequeno caudal que o rio leva é invisível, passa por baixo da areia. A cada ano a situação agravasse”.

O autarca revelou ainda que serão feitas análises nas escombreiras das minas, para se perceber qual o “estado químico” dos inertes. Em Setembro, vão ser intervencionados 500 metros, num total de 14 quilómetros, das margens do rio Pepim. Um financiamento de 50 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais