ULS Nordeste é a segunda unidade que mais cesarianas faz em Portugal

PUB.

Qui, 07/12/2017 - 09:45


Os hospitais públicos com cesarianas acima do limite vão sofrer penalizações financeiras. E a Unidade Local de Saúde do Nordeste é a segunda na lista em que são realizadas mais cesarianas, com 38% entre os partos realizados, sendo ultrapassada apenas pela ULS da Guarda, com 41%.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o número de partos com recurso à prática de cesariana não exceda os 15%, no entanto o governo português decidiu fixar o limite nos 30%.
Apesar das penalizações anunciadas, a ULS Nordeste não deverá sofrer qualquer limitação orçamental, apesar de ultrapassar esse valor, porque o modelo de financiamento não é o mesmo dos grandes hospitais.
Em comunicado a administração, garante que o número de cesarianas tem vindo a diminuir nos últimos anos e que as determinações governamentais estão a ser respeitadas.
Segundo dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde, um quarto das 36 unidades públicas de saúde excede o limite de 30% de cesarianas.
O número excessivo de cesarianas levou o Governo a traçar um limite nos 30% e a prometer sanções no orçamento das instituições.