PUB.

Tua Incubadora já apoiou 35 projectos no primeiro ano de existência

PUB.

Ter, 21/09/2021 - 10:12


A “Tua Incubadora” celebrou, este mês, o primeiro ano de vida. 

Está sediada em Mirandela e é a única incubadora empresarial criada por uma área protegida, o Parque Natural Regional do Vale do Tua, construído no âmbito das medidas de compensação pela construção da barragem de Foz Tua.

O director do parque, Artur Cascarejo, faz um balanço positivo deste primeiro ano.

“Ultrapassou as nossas melhores expectativas, sobretudo se tivermos em conta que foi um ano fortemente marcado pela pandemia. Foi um sucesso enorme”, referiu o director do PNRVT.

A incubadora actua nos cinco concelhos que integram o Vale do Tua, Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alijó e Murça. Tem certificação do StartUP Visa e do StartUP Voucher, da Agência para a Competitividade e Inovação. Um deles serve para acolhimento de empreendedores estrangeiros e o outro para desenvolvimento de projectos em fase de ideia.

Manuel Lemos é natural de Mirandela e é um dos sócios da Enline, uma empresa portuguesa com representação no nosso país, na Alemanha, no Brasil

e no Peru, especialista no desenvolvimento de software para a indústria da energia. A empresa nasceu em 2018 e conta com o apoio da incubadora há um ano. O mirandelense diz-se agradado com esta colaboração.

“Conhecemos a incubadora e decidimos juntar-nos a ela. Tem apoiado a Enline em várias frentes, sobretudo em contactos comerciais e ajudando a criar pontes com as universidades e as empresas”, referiu.

A falta de mão-de-obra na área da tecnologia é agora bem evidente na região. A empresa tem abertas várias vagas e não há candidatos especializados. Manuel Lemos diz que, para já, serão trazidos colaboradores de outros países.

“A empresa abriu, há já algum tempo, várias vagas, na área de desenvolvimento de negócio. Também procuramos pessoas da área do desenvolvimento de software, de front end, assim como profissionais de full stack develloper e de marketing e especialistas de programação e cyber security. Procuramos gente que se queira fixar em Mirandela e também em Bragança, onde nos vamos instalar no Brigantia Ecopark, mas temos tido poucos candidatos”, afirmou.

A “Tua Incubadora” apoiou 35 projetos no primeiro ano de vida. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves