PUB.

Tradição Mil Diabos à Solta amanhã, em Vinhais

PUB.

Sex, 16/02/2018 - 09:40


É já amanhã que Vinhais vai ser invadida por mil diabos à solta! Será a quinta edição da recriação da tradição daquela vila, ligada ao início da quaresma.

Desde há cinco anos que a procissão e as encenações associadas atraem muitos visitantes à vila transmontana, num evento que alia a rituais religiosos e pagão. 
“O evento inicia-se com uma procissão da imposição de cinzas às 18h00 e com uma missa e depois tem início a procissão dos mil diabos que é uma recriação cénica de todo o ritual da quarta-feira de cinzas. A procissão tem início no Largo da Igreja até aqui ao largo do Arrabalde. Os Diabos percorrem as ruas à procura das raparigas e depois o objectivo é traze-las aqui à pedra”, como esclarece Artur Marques, vereador cultura do Município de Vinhais.

E aqui os visitantes podem integrar o ritual. É que qualquer pessoa pode vestir a pele do diabo.

“É um evento que recria uma tradição secular, que é o dia dos Diabos, que é quarta-feira de cinzas, a seguir ao carnaval. É um evento que se realiza há alguns anos e transforma as ruas da vila de uma tonalidade de vermelho. Toda a gente que nos visita pode vestir o fato de diabo”

É já amanhã que pode assistir e participar no Mil Diabos à solta em Vinhais, uma recriação de uma tradição secular e única em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas.
À noite a animação estará a cargo do grupo Virandeira e do DJ Olo.
Escrito por: Brigantia