PUB.

Torre de Moncorvo deu as boas vindas ao Verão com o Festival do Solstício

PUB.

Seg, 24/06/2019 - 10:16


Ao longo dos últimos três dias a chegada da estação quente foi celebrada, com um conjunto de actividades artísticas culturais e ambientais

As actividades, como oficinas, ateliers, sessões de astronomia, mas também concertos, performances e recriações de celebrações do Solstício de Verão foram pensadas para várias gerações e atraíram várias famílias.

“Está a ser muito divertido, principalmente para as crianças. Porque quando começa o Verão elas gostam muito de brincar e de se divertirem e é muito bom”, contou uma das visstantes de Macedo de Cavaleiros. “Fiz uma actividade de ciência, se nós metermos corante na água, sabe ao mesmo, só muda a cor”, contou uma das jovens participantes das iniciartivas. “Foi uma actividade criativa, relacionada com a construção de jogos de outros lugares, e também, brincaram com brinquedos que normalmente não brincam em casa”, explicou a dinamizadora do atelier Casa do Brincar.

O festival já acontece há alguns anos, mas desde 2018 ganhou outra dimensão atraindo mais visitantes como explica Viviana Teixeira, da organização.

“A génese do festival foi ambiental, de natureza, que entretanto foi crescendo e, para além das actividades pedagógicas e científicas ligadas ao ambiente, passou a incluir algumas performers e actividades também lúdicas. Isto foi uma inovação na forma de comunicar o ambiente às pessoas, que não é aquela forma normal, a que estão habituados, com pequenas actividades de reciclagem, etc. Tem também recriações de celebrações pagãs, que criam algum fascínio nas pessoas que vêm”, contou.

Ao dispor dos visitantes estiveram outras experiências como passeios em trotinetas elétricas, um comboio do fantástico, observação de estrelas em planetário portátil e as ruas do centro da vila estavam decoradas com caça sonhos e chapéus-de-chuva, houve representações teatrais, como “ As Boas Vindas ao Verão” e “Estátuas Vivas”, o mercado do solstício e animação nocturna, a night fun, festa com pinturas glow, animações e música, atuação de DJs e concertos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro