Surto de Covid-19 no Lar de Carção com 37 pessoas infectadas

PUB.

Sáb, 19/09/2020 - 20:47


Depois de um utente do Lar de Carção, concelho de Vimioso ter ficado infectado com Covid-19 e ter falecido da doença, testaram positivo mais 28 utentes e nove funcionários.

Os testes foram realizados ontem. A informação foi confirmada pelo presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo. “Houve um idoso que teve sintomas e as autoridades de saúde decidiram testar todos os outros utentes e funcionários”, começou por referir o autarca, esclarecendo que um utente não ficou infectado, nem sete funcionários.

Neste momento o presidente da câmara disse já ter sido feita uma reunião com as autoridades de saúde e protecção civil municipal para controlarem a situação. “O que me preocupa são possíveis contágios fora do lar, na comunidade, no concelho de Vimioso”, disse.

Jorge Fidalgo informou ainda que alguns funcionários infectados mostraram disponibilidade para ficar dentro do lar a prestar apoio. Quanto aos não infectados, alguns poderão trabalhar, desde que não tenham contacto com os infectados, nomeadamente na cozinha. “Quem trabalha na cozinha não tem contacto com os utentes e a saúde pública não vê aí qualquer problema”, explicou.

Todos os contactos directos dos funcionários já foram contactos pelas autoridades de saúde e vão realizar o teste na segunda-feira. Até não há nenhum utente internado no hospital.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Ângela Pais