PUB.

Surto de Covid-19 no estabelecimento prisional de Izeda com 46 infectados

PUB.

Sáb, 09/01/2021 - 18:23


O Estabelecimento Prisional de Izeda enfrenta um surto de Covid-19 que conta actualmente com 46 pessoas infectadas, 45 reclusos e um funcionário.

O primeiro caso positivo foi detectado a 28 de Dezembro e toda a ala ficou em quarentena. Numa outra ala foi, entretanto, detectado a 4 de Janeiro outro caos positivo, tendo sido realizados testes a todos os reclusos e trabalhadores da prisão de Izeda esta quinta e sexta-feira. “Os resultados finais desta testagem indicam que, ao presente momento e em todo o Estabelecimento Prisional de Izeda, há 45 reclusos com resultado positivo à Covid 19, pertencendo todos às duas alas” e “um único caso positivo entre os trabalhadores”, informa a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais em nota sobre o caso.

Os onze primeiros reclusos que acusaram positivo “estão internadas no espaço especificamente criado para acolher casos Covid-19 dos Serviços Clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto”. Os restantes 34 reclusos “estão internados em espaço celular do Estabelecimento Prisional de Izeda, devidamente separados e isolados da restante população prisional e sob acompanhamento permanente de profissionais de saúde” lê-se ainda na nota, apesar de todos os casos positivos se encontrarem assintomáticos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro