PUB.

Sobrinho Teixeira é o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

PUB.

Ter, 16/10/2018 - 11:51


João Sobrinho Teixeira é o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O ex-presidente do Instituto Politécnico de Bragança entrou para o governo na sequência da remodelação iniciada domingo. Apesar de o Ministro do Ensino Superior se manter, há mudanças de cadeiras no ministério e Sobrinho Teixeira substitui Maria Fernanda Rollo.

O docente de 56 anos natural de Mirandela mostrou-se surpreendido com o convite mas considera que valoriza o ensino superior politécnico e a própria região.

“Foi um convite do senhor ministro, com o qual existe uma relação de amizade pessoal e institucional, foi uma surpresa muito grande, porque as coisas desenrolam-se com uma velocidade muito grande e foi de um momento para o outro. Julgo que também representa uma valorização para o ensino superior em geral, mas para o sistema politécnico, para o interior e para a nossa região”, afirmou.

O convite partiu do Ministro Manuel Heitor que já fez parte do Conselho do Científico do IPB e Sobrinho Teixeira entendeu que não podia recusar

“Fez-me ver o que o conjunto do país ganharia com a minha aceitação do cargo e isso foi determinante para perceber que tinha obrigação de aceitar”, referiu.

Sobrinho Teixeira é licenciado em Engenharia Química e doutor em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

É docente do IPB desde 1986 e Investigador do Centro de Investigação de Montanha e entre 2006 e Julho de 2018 foi presidente do Politécnico de Bragança.

Foi ainda presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP de Dezembro de 2008 a Janeiro de 2013.

A tomada de posse do novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos restantes nove novos secretários de Estado está marcada para amanhã. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro